Skip to main content

– A obesidade é uma doença crônica e progressiva, ou seja, ela tende a piorar com o tempo se não for combatida.

– A obesidade encurta o tempo de vida, aumenta a incidência de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

– 52,5% da população brasileira está acima do peso.

– Você precisa seguir 5 passos fundamentais para prevenção da obesidade:
Alimente-se corretamente: reduza alimentos com muita gordura, sal, açúcar, refrigerantes e fast food. Aumente o consumo de frutas, verduras e cereais integrais. Beba água. Faça trocas “inteligentes” e reduza o tamanho das porções.
Procure o ambiente ideal para comer: procure comer mais em casa, com a família. Coma sem pressa e mastigue bem os alimentos.
• Movimente-se: sedentarismo é o 4º maior fator de risco de mortalidade global. Procure uma atividade física que você gosta e procure manter a regularidade.
• Durma o suficiente: crie um ritual, deixe o ambiente silencioso e escuro. Estudos científicos mostram que dormir bem pode prevenir o sobrepeso e a obesidade.
• Evite ceder a pensamento sabotadores como: “Eu sei que não devo comer isso, mas tudo bem por que tive um dia difícil, é um dia especial, está todo mundo comendo…”.

– São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista.

Avalie como você está

Em adultos, para saber se o peso está normal usamos o IMC- Índice de Massa Corporal.

obesidade
Seu IMC é: _______

obesidade
Perigo! Gordura na barriga

A gordura que se instala entre os órgãos do abdômen é a mais prejudicial para a saúde

Circunferência abdominal : ___________ cm

Limites
Homem – 94cm
Mulheres – 80cm

Por Dra. Julia Appel – Médica Endocrinologista

Leave a Reply

.